segunda-feira, 29 de junho de 2009

MICHAEL JACKSON: Bad (full version)




dir: martin scorsese

Michael Jackson não deixou os vídeos clipes fora de seu reinado pop.

ainda na época dos Jackson 5 e no início de sua carreira solo, michael já se destacava por vídeos como "Can You Feel It" e "Rock With You".

mas foi com o lançamento d álbum "Thriller" (1982) que michael assumiu o trono do pop, alcançando cifras que, com a falência iminente do atual formato da indústria fonográfica, provavelmente jamais serão superadas, e mostrando que o vídeo clipe poderia ir além de meros registros de perfomances ao vivo.

o vídeo de "Thriller", dirigido por John Landis (que pouco tempo antes havia dirigido "Um Lobisomem Americano em Londres") trouxe, em seus 14 minutos, os efeitos e a narrativa do cinema para o mundo da música. foi um sucesso absoluto que ajudou a forjar o vídeo clipe da forma como o conhecemos hoje e a fortalecer a MTV, que havia nascido a pouco, em 1981.

a aproximação com o cinema continuou em 1987, com "Bad", a versão completa tem mais de 16 minutos e foi dirigida por Martin Scorsese. o roteiro foi criado por Vicent Price, que já havia sido indicado ao Oscar por sua parceiria com o diretor em "A Cor do Dinheiro, e que depois viria a trabalhar com Spike Lee em "Clockers".

em 1991, com a MTV ainda engatinhando no Brasil, veio "Black or White", mais uma parceria com Landis, que aposto que você lembra de ter visto estreiando no Fantástico.

dai em diante vieram altos e baixos, megalomanias, excentricidades e polêmicas. mas de modo nenhum podemos esquecer e questionar sua importância para a história do videoclipe.

nesse link
você pode conferir todos os clipes de michael e ver uma análise mais profunda de sua videografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário